25 - Quais são as etapas do processo de seleção?

Para inscrição e participação no processo de avaliação socioeconômica da UFOB, o estudante-candidato deverá cumprir as etapas a seguir, todas de caráter eliminatório:

I - Preenchimento completo do Cadastro Único no SIGAA;

II – Solicitação da Bolsa AUXÍLIO CONCESSÃO/RENOVAÇÃO no SIGAA

III – Encaminhamento da documentação;

IV – Assinatura do Termo de Compromisso no SIGAA, (caso seja contemplado);

V - Participação na reunião de convocação dos estudantes contemplados.

A avaliação socioeconômica ocorre em 3 (três) fases, de caráter eliminatório e/ou classificatório:

Fase I – Homologação das inscrições: Divulgação de relação nominal dos estudantes que realizaram o processo de inscrição. Fase de caráter eliminatório.

Fase II – Análise de renda: Comissão formada por profissionais dos serviços de apoio aos Assuntos Estudantis em cada campus, para a realização do cálculo de renda per capita do estudante e de seu grupo familiar de acordo com o que está previsto no PNAES. Fase de caráter eliminatório.

Fase III: Análise Socioeconômica – As/Os assistentes Sociais de cada Campus realizarão a análise socioeconômica, de caráter classificatório, seguindo as seguintes etapas:

Etapa 1: Análise Documental. Serão analisadas as informações contidas nos documentos encaminhados pelos estudantes para o preenchimento e cálculo do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS).

Etapa 2: Entrevista Social. Caso a/o Assistente Social julgue necessário, para fundamentar a emissão do parecer social e esclarecimento de dúvidas, poderá convocar o estudante para entrevista.

Etapa 3: Parecer Social. Será emitido parecer social sobre o resultado da análise socioeconômica do estudante-candidato, indicando a faixa de vulnerabilidade em que o estudante se enquadra e a pontuação do IVS.

IMPORTANTE

Durante o processo, caso julgue necessário, as/os Assistentes Sociais responsáveis pela análise da documentação poderão convocar os estudantes para entrevista social, realizar visitas domiciliares e/ou solicitar documentos complementares não previstos nos editais.

As convocações serão realizadas pelo SIGAA e/ou pelo e-mail cadastrado no SIGAA.

O estudante que não atender à convocação terá sua solicitação de avaliação socioeconômica indeferida.