Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Oeste da Bahia deu início as suas atividades no dia 01/07/2016, de acordo com a Carta Circular CONEP nº 079/2016. É de caráter interdisciplinar e independente, constituído por representantes do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Centro das Humanidades e Centro das Ciências Exatas e Tecnológicas, além de um membro da comunidade.

É responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, que tem como finalidade salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa conforme res. nº 466/12 CNS. O Comitê também contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade.

Projetos de pesquisa cuja fonte primária de informação seja o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente, incluindo suas partes, a submissão e aprovação pelo CEP é obrigatória antes da coleta das informações/dados. Isto inclui projetos de pesquisa diversos: monografias (graduação), projetos de Cursos de Especialização (pós-graduação latu sensu) e projetos de pós-graduação (strictu sensu) como os cursos de Mestrado e Doutorado conforme res. nº 466/12 CNS. Para pesquisas que envolvam as Ciências Humanas e Sociais, estes deverão ser observados as orientações descritas na res. nº 510/2016 CNS.

Para os casos em que a coleta dos dados foi iniciada e/ou concluída, não cabe ao CEP análise ética do projeto de pesquisa. O pesquisador deve lembrar-se que a pesquisa só poderá ser iniciada após a aprovação ética do projeto.

O cronograma do projeto deve ser detalhado e as datas propostas devem levar em consideração o tempo de tramitação no CEP (https://ufob.edu.br/calendario-de-reunioes).  Os prazos estabelecidos pelo CEP preveem que o relato requer, no mínimo, 30 dias para emissão do parecer. Para tanto, os projetos deverão ser submetidos na Plataforma Brasil em até 1 dia antes da data da reunião deste CEP para que assim sejam encaminhados e analisados no prazo de 30 dias.

Desde 15/01/2012 as submissões de projetos de pesquisa ao Comitê de Ética são realizadas através do cadastro na Plataforma Brasil no endereço: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf. Só serão recebidos e validados os Protocolos de Pesquisa COMPLETOS (contendo todos os documentos exigidos pelo CEP).

Presidente: Profª Ms. Juliane Vilela Salomão (Enfermeira)

Vice-presidente: Profª Dra. Dayane Otero Rodrigues (Bióloga)

Profª Dra. Ana Maria Mapeli (Bióloga)

Prof. Dr. Angelo Marconi Maniero (Físico)

Prof. Dr. Eduardo Bastos (Publicidade e Propaganda)

Prof. Dr. Jorge Luiz Barreto (Ciências Sociais)

Prof. Dr. Michel Castro Moreira (Engenharia Agrícola)

Prof. Dr. Marcelo de Paula (Estastística)

Prof. Ms. Lauriclécio Figueiredo Lopes (Matemática)

Prof. Dra. Leriane Silva Cardozo (Administração)

Prof. Dr. Rubio José Ferreira (Geográfo)

Prof. Dra. Carolina Carvalho de Souza (Biológa)

Prof. Ms. Marcos Pereira Santos (Nutrição)

Representante dos usuários: Zibeilde Ferreira Borges

Horário de atendimento deste CEP: 8h às 12h e das 14h às 17h.

Atendimento telefônico pela plataforma Brasil de segunda à sexta, das 8h às 20h.