Marcha Virtual pela Ciência no Brasil coloca pandemia em evidência

A Marcha Virtual pela Ciência no Brasil será realizada em todo o país de maneira digital no próximo dia 7 de maio. O objetivo da manifestação é evidenciar a importância da ciência no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

O evento contará com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organizadora da marcha, está convidando estudantes, professores, pesquisadores e toda comunidade a participarem ativamente da manifestação.

O objetivo é reforçar a luta por um desenvolvimento da ciência e da tecnologia do Brasil. As palavras chaves da marcha são educação, ciência, saúde e democracia. Os organizadores também pretendem fazer frente pela revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que congela por 20 anos os gastos em educação e ciência.

O evento do dia 7 contará com painéis de debate, um dedicado a pandemia de coronavírus e outro abordando o financiamento da ciência brasileira, e também seminários online. As entidades organizadoras da marcha ainda promoverão as hashtags #FiqueEmCasaComACiência e #paCTopelavida no Twitter às 12h e às 18h.

Entre os tópicos abordados na marcha, terá destaque a importância do isolamento social, a crise da ciência no Brasil e o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde. “Todos são convidados a participar dessa grande manifestação em defesa da vida, da ciência e do desenvolvimento sustentável do país”, informa a SBPC.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet). As entidades, instituições e associações também são convidadas a realizar atividades online, sobre os temas da marcha. Em cada localidade, instituição ou região, os organizadores podem definir a programação de ações para alcançar e envolver o seu público-alvo (como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários), com temas relacionados aos 4 grandes eixos propostos.