Curso de Agronomia da UFOB é o mais bem avaliado do Nordeste

O INEP divulgou, nesta quarta (9), os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Os indicadores variam em notas de 1 a 5 e medem a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Curso de Agronomia da UFOB, ofertado no campus de Barra, aparece como o mais bem avaliado do Nordeste. Confira no quadro abaixo os cursos avaliados na UFOB e as respectivas pontuações:

IDD

Centro Multidisciplinar de Barra

NUTRIÇÃO

CPC: 4

Em 2019 foram avaliados 8.188 cursos de 1.215 instituições, sendo que 39% atingiram nota 4 e apenas 212 alcançaram a nota máxima 5. Dos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior no Oeste da Bahia, todos receberam notas maiores ou iguais a 3.

Dos 21 cursos avaliados da região oeste, 11 alcançaram os maiores índices com notas 4 e 5. Destes, o curso de Agronomia da UFOB, em Barra, alcançou a nota 5, recebendo a maior nota entre os cursos de toda a região nordeste. Além disso, entre os 10 cursos com a maior nota entre aqueles que estão no Nordeste, figuram o curso da UFOB, em Barra, e o do IFBAIANO, em Lapa.

Outro curso da UFOB que se destacou na avaliação foi o de Medicina Veterinária, que ficou em terceiro lugar entre os cursos do nordeste e da Bahia.

Os indicadores

O CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados o desempenho dos estudantes na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o IDD, o corpo docente (percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

O IDD é um indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.